Nossa História

Linha do tempo

Um resumo da trajetória de mais de meio século da Natura, com grandes marcos em expansão dos negócios, lançamentos, inovação e conquistas socioambientais.

1969

Luiz Seabra funda a Natura e abre, no ano seguinte, uma loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo.

1974

A venda direta é adotada como modelo de negócio, e a loja da Oscar Freire é fechada.

1979

Lançada Sr. N, linha de produtos cosméticos para o público masculino.

1982

Primeira incursão da Natura no mercado internacional, por meio de um distribuidor local no Chile.

1983

De forma pioneira, a Natura começa a comercializar refis para produtos cosméticos.

1986

É lançada a linha Chronos, produto inovador tanto em fórmulas quanto em conceito, valorizando a beleza da mulher em cada fase da vida.

1989

A empresa atinge o marco de 50 mil Consultoras de Beleza.

1992

É divulgada a Razão de Ser da Natura, o “Bem Estar Bem”.

1993

Chega ao mercado a linha Mamãe e Bebê, com a proposta de fortalecer o vínculo entre mães e filhos.

1994

Início das primeiras operações diretas no exterior, na Argentina e no Peru.

1995

Estreia da linha Crer Para Ver, que tem o lucro revertido para ações de educação.

1996

Lançamento de Kaiak, uma das fragrâncias recordistas de vendas da perfumaria mundial.

2000

A partir do relacionamento com comunidades amazônicas, surge a linha Ekos, que incorpora ativos da biodiversidade brasileira às suas fórmulas.

2001

Inaugurado o complexo de Cajamar (SP), que concentra fábricas, centro de pesquisa e escritórios em harmonia com a natureza.

2004

Abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo.

2005

Natura inicia operações fora da América Latina, com a abertura de uma loja em Paris. Surge o Natura Musical, plataforma de apoio à música brasileira.

2006

Testes em animais em ingredientes e produtos são completamente eliminados e substituídos por métodos alternativos.

2007

Início do Programa Carbono Neutro, com metas ambiciosas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa.

2009

Ao completar 40 anos, a Natura chega à marca de 1 milhão de Consultoras.

2010

Criação do Instituto Natura, que passa a administrar os recursos da linha Crer Para Ver, com o objetivo de aperfeiçoar a educação pública.

2011

Lançamento do Programa Natura Amazônia, para direcionar investimentos para a região.

2012

Natura começa o processo de aquisição da marca australiana Aesop, com a compra de 65% do negócio.

2014

Inauguração do Ecoparque, em Benevides (PA), centro produtivo e de pesquisas baseado no conceito de simbiose industrial. Natura lança a Visão de Sustentabilidade 2050, com metas socioambientais de longo prazo, e se torna a primeira Empresa B de capital aberto.

2016

Com a inauguração de uma loja em São Paulo, a Natura retorna ao varejo no Brasil. Conquista do controle total da Aesop, com a aquisição dos 35% restantes.

2017

A Natura adquire a marca britânica The Body Shop e constitui o grupo que no ano seguinte seria batizado de Natura &Co.

2020

Com a aquisição da Avon, Natura &Co se torna o quarto maior grupo empresarial do mundo focado na produção de cosméticos.

2023

Início da integração comercial da Natura e da Avon na América Latina. Natura &Co vende a Aesop e a The Body Shop.

2024

Natura lança seu Plano de Transição Climática, com metas ambiciosas de redução de emissões de carbono, rumo ao Net Zero.

2025

Incorporação da Natura &Co Holding pela Natura Cosméticos