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Sobre o Conselho de Administração
O histórico do Conselho de Administração da Natura Cosméticos atesta o pioneirismo da Companhia em governança. Com uma visão estratégica e a preocupação com a solidez de sua gestão, o Conselho foi estabelecido em 1998, antes mesmo de sua abertura de capital, ocorrida em maio de 2024. Tal antecipação reflete a convicção de que uma governança robusta é imprescindível para a perenidade do negócio e a proteção dos interesses de todos os stakeholders, independentemente de exigências regulatórias. Destaca-se que, desde sua criação em 1998 e até maio de 2005, o Conselho já contava com a presença de um conselheiro independente e de outro membro externo não-independente. Este último, em particular, já atendia plenamente à competência de liderar o Comitê de Auditoria, em virtude de sua formação em Finanças, Controles e Auditoria Interna e Externa.
No período pré-listagem, a Natura aprimorou seu sistema de governança com a criação de comitês essenciais: em 2000, instituiu o Comitê de Auditoria em conjunto com a área de Auditoria Interna, e em 2001, o Comitê de Pessoas (anteriormente denominado Comitê de Recursos Humanos). A formação desses órgãos de assessoramento reforça o empenho da Companhia em promover transparência, fiscalização e excelência em sua gestão.
Com 27 anos de trajetória, a existência e a evolução contínua desse Conselho, que acompanhou as transformações da Companhia, evidenciam uma cultura que tem na governança corporativa um de seus pilares fundamentais.
Board Skill Matrix
Competência | BR | BR | BR | BR | BR | BR | BR | BR | BR | ||
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Fábio Barbosa | Luiz Seabra |
Pedro Passos |
Guilherme Leal |
Alessandro Carlucci | Bruno Rocha |
Duda Kertész | Gilberto Mifano |
João Paulo Ferreira | |||
Negócio | Finanças ou Contabilidade | Experiência em contabilidade, auditoria ou áreas financeiras afins. | ![]() |
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Vendas, Marketing & Branding | Experiência em marketing, gestão de vendas e na construção/desenvolvimento de marcas. | ![]() |
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Estratégia | Experiência na definição de objetivos e planos estratégicos e sua acompanhamento de sua execução. | ![]() |
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Inovação | Conhecimento de inovações com potencial de influenciar o negócio. | ![]() |
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Digital | Digitalmente experiente e capaz de contribuir para as iniciativas e estratégias digitais da empresa. | ![]() |
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Experiência Internacional | Experiência ou um profundo conhecimento dos mercados globais, em particular na América Latina, e exposição a uma variedade de ambientes políticos, culturais e de negócios. | ![]() |
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Liderança | Experiência em posições sênior de liderança em companhias de grande porte e/ou relevantes em seu setor de atuação. | ![]() |
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Legal e Regulatório | Experiência em estruturas legais e regulatórias. | ![]() |
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ASG | Experiência em temas relacionados ao meio ambiente, social e/ou governança. | ![]() |
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Risco e Compliance | Experiência em estruturas de gerenciamento e prevenção de riscos e/ou Compliance robustas. | ![]() |
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Logística | Experiência na administração/supervisão de cadeias de suprimentos complexas. | ![]() |
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Gestão de Pessoas e Desenho Organizacional | Experiência em desenvolvimento de talentos e em estruturas organizacionais. | ![]() |
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Específica da Indústria | Venda direta | Experiência ou profundo conhecimento do modelo de venda direta. | ![]() |
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Indústria de bens de consumo – Beleza e saúde | Experiência ou profundo conhecimento do segmento de beleza e saúde da indústria de bens de consumo. | ![]() |
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Competências interpessoais* | Maturidade emocional | Consciência das suas emoções e empatia com relação às emoções do outro; habilidade de manter o equilíbrio emocional e priorizar soluções ponderadas em situações adversas. | |||||||||
Comunicação | Habilidade de estabelecer e estimular uma comunicação eficiente, transparente e objetiva entre os membros da equipe e gestão. | ||||||||||
Identificação com os valores da Companhia | Familiaridade e identificação com os valores da Companhia, incluindo a ética, os objetivos e a sua razão de ser. |
*Competências consideradas no processo de recrutamento de avaliação subjetiva da Companhia.
Fábio Colletti Barbosa é o Diretor-Presidente Natura &Co Holding S.A. e membro dos conselhos de administração de diversas organizações, incluindo Itaú-Unibanco, CBMM e Ambev. Ingressou no Conselho de Administração da Natura Cosméticos em 2017 e permaneceu como membro do Conselho de Administração da Natura &Co Holding S.A. até 2023. Além disso, foi também membro o dos Comitês de Auditoria, Estratégico, de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, Operacional do Grupo, além de ter sido membro do Comitê de Governança Corporativa da Natura &Co. Em 2024, ele retornou ao Conselho de Administração assumindo também a liderança do Comitê de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, bem como a posição de membro dos Comitês de Sustentabilidade e Estratégico. Com uma sólida carreira no setor financeiro, Fábio foi presidente do Banco ABN Amro Real, posteriormente assumindo a presidência do Santander Brasil após a aquisição. Entre 2007 e 2011, presidiu a Febraban. Além disso, foi presidente da Abril Mídia de 2011 a 2015. Atualmente, ocupa cargos em conselhos de organizações do terceiro setor, incluindo Centro de Liderança Pública (CLP), UN Foundation, para o apoio a ONU, e do Conselho Consultivo do UNICEF, entre outros. Fábio é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA pelo Institute for Management Development (IMD) em Lausanne, Suíça. Ele também é reconhecido por prêmios como Personalidade do Ano pela Câmara Brasil-Estados Unidos de Comércio (2011) e Campeões da Terra pelo PNUMA (2012). Sua atuação e liderança foram destacadas em diversas premiações, incluindo o reconhecimento pela Worldfund for Education em 2017.
Antonio Luiz da Cunha Seabra fundou a Natura Cosméticos em 1969 e iniciou suas atividades no Conselho de Administração da companhia em 1998. Dedicou-se desde então à construção e ao desenvolvimento da empresa. Começou com uma pequena loja na Rua Oscar Freire na qual dava consultoria personalizada. Cinco anos mais tarde ampliou o alcance de sua mensagem e de seus produtos ao adotar a venda por relações com consultoras como modelo comercial da Natura. Formado em economia, Luiz Seabra desenvolveu novos produtos, linguagens e mensagens para a indústria da beleza desenvolvendo ampla experiência no segmento de bens de consumo. Participou ativamente da transformação da organização em uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, fortemente comprometida com a ética e com a sustentabilidade. Luiz Seabra é copresidente do Conselho de Administração da Natura &Co Holding S.A. e conselheiro do Instituto Natura. Luiz Seabra é Diretor Presidente do Vivavida Instituto de Ações Solidárias, ONG que promove ações solidárias e o apoio a entidades, movimentos, iniciativas, projetos e programas que promovam a assistência social e a educação, além de desenvolvimento sustentável, econômico-social e ambiental, valorizando as expressões culturais, as atividades de geração de renda e conservação em todo território nacional.
Pedro Luiz Barreiros Passos é cofundador da Natura Cosméticos e iniciou suas atividades no Conselho de Administração da empresa em 1998. Atualmente, ele é copresidente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Governança Corporativa da Natura &Co Holding S.A. e conselheiro do Instituto Natura. Pedro é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, com extensão em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Pedro atua nas seguintes entidades/organizações Privadas: (i) Membro do Conselho de Administração do IEDI (Instituição Privada ); (ii) Membro do Conselho de Administração da Fundação Dom Cabral (Fundação Privada); (iii) Membro do Conselho de Administração da Fundação SOS Mata Atlântica (Fundação Privada); (iv) Membro do Conselho de Administração da AC Camargo (Fundação Privada); (v) Membro do Conselho da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII (Associação Privada) e Públicas: (vi) Membro do Conselho de Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo – FAPESP (Fundação Pública).
Guilherme Peirão Leal é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e tem curso de extensão pela FDC/INSEAD. É cofundador da Natura Cosméticos, um dos principais acionistas, iniciou suas atividades no Conselho de Administração da companhia em 1998 e é atualmente copresidente do Conselho de Administração da Natura &Co Holding S.A. Também é conselheiro do Instituto Natura e fundador e conselheiro da marca de chocolates Dengo, criada em 2017 com o propósito de ajudar a construir uma cadeia de cacau mais justa.
Na década de 1990 participou da criação e promoção de várias organizações sociais, como Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
Após o ano 2000, envolveu-se de perto em várias instituições ambientais, como o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), WWF Brasil e Pacto Global da ONU. Em 2007, foi um dos fundadores do Movimento Nossa São Paulo, que tem por objetivo articular vários setores da sociedade local para buscar uma cidade melhor, mais justa e sustentável.
Desde 2008, iniciou a estruturação de sua ação socioambiental por meio do Instituto Arapyaú, instituição privada, apartidária e sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o diálogo e a atuação em redes para a construção coletiva de soluções sustentáveis. Nas eleições nacionais de 2010, Guilherme Leal uniu-se à ex-Senadora Marina Silva, então do Partido Verde, como candidato a vice-presidente. Juntos, receberam cerca de 20 milhões de votos. Em 2012, ajudou a fundar a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), uma instituição não partidária dedicada a identificar, apoiar, desenvolver e congregar líderes políticos comprometidos com valores éticos e com a construção de um desenvolvimento inclusivo e sustentável. Nesse mesmo ano passou a fazer parte do B-Team, grupo formado por lideranças internacionais que tem por objetivo engajar líderes de todo o mundo para disseminar uma nova visão de sucesso nos negócios, incorporando aos lucros os objetivos sociais e ambientais.
Atualmente, Guilherme ocupa os seguintes cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor: (i) Presidente do Conselho Diretor da Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade – RAPS (Instituto); (ii) Cofundador do The BTeam (Associação); (ii) Membro do Conselho de Administração Instituto Arapyau de Educação e Desenvolvimento Sustentável (Instituto).
João Paulo Brotto Gonçalves Ferreira é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) e possui um MBA executivo pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Atualmente, é Diretor Executivo para a América Latina da Natura &Co Holding e, desde 2016, atua como Diretor Presidente da Natura Cosméticos S.A., onde ingressou em 2009 como vice-presidente de operações e logística. Ao longo de sua trajetória na Natura, ocupou posições-chave, incluindo vice-presidente de redes, responsável pela Área Comercial e pelo Desenvolvimento de Canais, e liderança das Operações Internacionais e da Área de Sustentabilidade. Antes de sua atuação na Natura, acumulou 20 anos de experiência na Unilever, onde alcançou a posição de vice-presidente de cadeia de suprimentos. Além de seu papel na Natura, João Paulo é membro do Conselho do Instituto Natura e, entre 2021 e 2023, foi membro independente o Conselho de Administração da Infracommerce, uma empresa de soluções para digitalização de negócios.
Alessandro Giuseppe Carlucci é graduado em Administração de Empresas pela FGV (Brasil-SP), MBA Executivo pela PDG e programas executivos em Kellogg’s, Insead e Wharton. Alessandro atuou por 25 anos na Natura Cosméticos S.A. e foi Diretor-Presidente da Companhia de 2005 a 2014. Também atuou como Conselheiro Sênior da Avon International de 2024 a 2025, foi Presidente do Conselho da Arezzo & Co. de 2017 a 2024, foi membro do conselho da Rodan & Fields
de 2022 a 2024, membro do conselho da Lojas Renner de 2015 a 2017, membro do Conselho Consultivo do Itaú/Unibanco de 2013 a 2015, membro do Conselho Consultivo da Alcoa (América Latina) de 2012 a 2014, membro do conselho da
Redecard de 2010 a 2013 e Presidente da Federação Mundial das Associações de Venda Direta (WFDSA) de 2011 a 2014. Atualmente é Presidente do Conselho da Business for Social Responsibility (BSR), Executivo Residente da Columbia
University (Escola de Negócios) e Pesquisador Sênior na NYU (Stern Business School), além de Presidente do Conselho Consultivo do Fundo de Impacto “Delta” da TowerBrook.
Sócio co-fundador da Dynamo no Brasil em 1993. Em 2005, mudou-se para Londres e foi responsável pela atividade de investimentos da empresa nos mercados internacionais até o início de 2023. Antes da Dynamo, foi sócio do Banco Garantia, onde trabalhou de 1983 a 1992. Formou-se em Economia na PUC-RJ em 1982. Bruno foi eleito membro do Conselho de Administração da Natura &Co Holding em 2023.
Gilberto Mifano é graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) em 1972. Atualmente, é também conselheiro de administração independente da TOTVS S/A – desde 2017, da Pacaembu Construtora S/A , desde 2018. Nas três companhias coordena, ainda, os respectivos Comitês de Auditoria. Adicionalmente, é conselheiro consultivo da Pragma Patrimônio Ltda – desde 2009. De 1994 a 2008 foi CEO da BOVESPA – Bolsa de Valores de São Paulo e da CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia e depois, 2008 e 2009, Presidente do Conselho de Administração da BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros S/A. Foi, ainda, conselheiro independente da Cielo S/A, de 2009 a 2021, SEB Educacional S/A, Isolux Infrastructure S/A, Baterias Moura S/A, Âmbar S/A e membro do Comitê de Sustentabilidade do Banco Santander Brasil S/A. No plano internacional, por cerca de 8 anos foi membro e vice-presidente dos comitês executivos da WFE – World Federation of Exchanges e da FIAB – Federación Latino Americana de Bolsas. Anteriormente a 1994, foi executivo e diretor em instituições financeiras no Brasil. Na Natura, Gilberto Mifano atuou como consultor do Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Finanças de 2009 a 2016 e iniciou suas atividades no Conselho de Administração da Natura Cosméticos em 2017. Atualmente ele é membro independente do Conselho de Administração da Natura &Co Holding S.A. e Presidente do Comitê de Auditoria, de Gestão de Riscos e de Finanças. Atualmente, Gilberto Mifano ocupa os seguintes cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor: (i) membro do Conselho Fiscal do Instituto Arapyau; e (ii) membro do Conselho Fiscal do CIEB – Centro de Inovação para a Educação (Instituto). No passado foi (iii) conselheiro fiscal do Instituto Natura e (iv) presidente do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; (v) membro do Conselho Fiscal do Amigos da Poli (Instituto) ;e (vi) membro do Conselho Deliberativo da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Instituto).
Maria Eduarda Mascarenhas Kertész é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo, Maria Eduarda possui um certificado de Special Studies in Administration and Management pela Harvard Extension School. Maria Eduarda possui três décadas de experiência internacional na indústria de saúde, bem-estar e beleza e desde 2024 ocupa a posição de CEO na Advantice Health, uma companhia com um portfolio de cuidados e saude da Pele, localizada em Nova Jersei, EUA, com marcas como New Skin, AmLactin, Triple Paste e Kerasal. Com uma renomada carreira na Johnson & Johnson Consumer Health, ela ocupou a presidência da U.S. Skin Health & Beauty, liderando marcas renomadas como Neutrogena® e Johnson’s®. Anteriormente, atuou como presidente da U.S. HealthE e desempenhou diversos papéis na Johnson & Johnson Consumer Brasil, incluindo Diretora de Marketing, Vice-Presidente da Unidade Global de Negócios de Bebê e Beleza para a América Latina e, subsequentemente, Presidente da Johnson & Johnson Consumer Brasil. Além de sua atuação na área de saúde e beleza, Maria Eduarda é fundadora do WLI Chapter for Latin America e membro ativo do HOLA ERG, Johnson & Johnson Diversity and Inclusion North America Advisory Board. Ela também contribuiu como membro do Conselho da Câmara Americana de Comércio no Brasil e foi membro fundador do grupo “Mulheres do Brasil”. Maria Eduarda desempenha papéis de destaque no Comitê Executivo e no Conselho de Administração do Conselho de Produtos de Cuidados Pessoais (PCPC) e na Cosmetic Executive Women (CEW). Sua trajetória é marcada por uma liderança consolidada e contribuições significativas no setor.