Natura tem lucro líquido de R$ 445 milhões no 2° trimestre
- Simplificação corporativa e provável venda da Avon Internacional em até 12 meses propiciam mais visibilidade dos resultados do negócio na América Latina
- Geração de caixa positiva é impulsionada pelos países com integração mais madura entre as marcas Natura e Avon (Onda 2) e melhor dinâmica do capital de giro
- Margem EBITDA recorrente na América Latina de 14,7% reforça compromisso de expansão de rentabilidade no ano completo de 2025
A Natura (B3: NATU3) fechou o segundo trimestre de 2025 com lucro líquido de R$ 445 milhões na América Latina. Considerando também as operações da Avon fora da América Latina, agora classificadas no balanço como mantidas para venda, o lucro foi de 195 milhões. O resultado positivo reflete a força da marca Natura nos mercados latinoamericanos, os avanços da simplificação corporativa da companhia, e o progresso da integração das marcas Natura e Avon na região, a chamada Onda 2, que será concluída até o fim deste ano.
“Tivemos evoluções significativas em nossa estratégia de simplificação e reestruturação. Seguimos fortalecendo a essência do negócio e nossa liderança na América Latina. Após um sólido 1T-25, entregamos mais um trimestre de resultados saudáveis. A receita acelerou em nosso principal mercado, o Brasil, com a marca Natura apresentando desempenho acima do mercado, apesar dos desafios ainda enfrentados pela marca Avon. Olhando para frente, mesmo em um cenário de desaceleração do consumo, seguimos absolutamente confiantes de que manteremos a jornada de expansão da rentabilidade anual”, destacou João Paulo Ferreira, CEO.
A receita líquida do segundo trimestre foi de R$ 5,7 bilhões, alta de +5,5% em moeda constante (+2% excluindo Argentina), impulsionada pelo desempenho da Natura Brasil (+10,3%) e crescimento da marca nos mercados hispânicos (+17,8% ou de um dígito excluindo Argentina). O resultado foi impactado pelo desempenho da Avon no Brasil (-12,9%), pelo início da integração no México – concluído em maio – e pelos preparativos para a Onda 2 na Argentina, ocorrida em julho.
A margem EBITDA recorrente de 14,7% na América Latina teve alta de 10 bps em comparação com o mesmo período de 2024, impulsionada principalmente por melhora na margem bruta (+80 bps), devido à maior eficiência nos mercados onde a integração com a Avon já está mais madura. Em comparação com o 1T-25, a margem teve queda de 100 bps, oscilação temporária decorrente, principalmente, da implementação da Onda 2 no México e na Argentina. Assim como no último trimestre, a rentabilidade apresentada no 2T-25 contribui para a expansão de margem no ano completo, ao fim de 2025, quando cessam os custos de implementação relacionados à integração das marcas na região.
Outro destaque foi a geração de caixa de R$ 408 milhões pela operação da América Latina ao longo do primeiro semestre, mesmo com a sazonalidade típica do período, que historicamente demanda consumo de caixa.
Seguindo critérios contábeis, Avon International e Avon na América Central (CARD) passaram a ser reportadas como ativos “mantidos para venda”, em razão da alta possibilidade de negociação desses ativos em até 12 meses. A Companhia já havia anunciado ao mercado que está explorando alternativas estratégicas para a Avon fora da América Latina, incluindo uma potencial separação ou venda.
A partir do 2T-25, portanto, as informações financeiras refletem de maneira mais clara o negócio core na América Latina e a realidade operacional da Companhia.
Impacto socioambiental
Além dos resultados financeiros saudáveis, a companhia também avançou em sua agenda de sustentabilidade. A Natura recebeu nota “A” em Clima e em Engajamento de Fornecedores pelo CDP, plataforma internacional que avalia a transparência e as ações de organizações públicas e privadas diante das mudanças climáticas. A conquista coloca a Natura no seleto grupo de líderes globais que alcançaram esse reconhecimento.
Recentemente, a companhia anunciou compromissos socioambientais ainda mais ambiciosos em sua nova Visão 2050, com o objetivo de se tornar um negócio totalmente regenerativo nos próximos 25 anos.
O relatório de resultados completo e as demonstrações financeiras podem ser acessados em https://ri.natura.com.br/.
Voltar para pagina anterior